segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Liberdade.


Hoje tive uma aula muito esclarecedora no colégio sobre liberdade, mas refletindo bem sobre a liberdade descobri [ou não] que nunca fomos livres de fato, vivemos em uma sociedade que impõe limites e em qualquer lugar do mundo vai ser assim. Toda a ação vai ter uma reação e isso por si só já é violar a liberdade, porque pra mim liberdade é pode fazer o que bem entender sem prestar contas, é poder não ter medo de reprovações apenas por ter ideias diferentes, se fossemos livres creio que não teríamos preconceitos ou qualquer tipo de briga entre as pessoas, quando não formos mais presos a valores inúteis, a um estereotipo de cidadão perfeito, a preconceitos pré históricos e a nossa própria mediocridade não seremos livres, como disse John P. Sartre na peça "as moscas": Eu sou a minha liberdade. Teoricamente apesar de estarmos presos as regras da sociedade podemos ser livres já que podem nos tirar e nos aprisionar tudo menos nossa alma e nossos pensamentos. Acho que fugi da ideia principal, whatever.

3 comentários:

tamy martini disse...

'porque pra mim liberdade é pode fazer o que bem entender sem prestar contas'
infelizmente ninguém é livre a esse ponto. não temos tal liberdade. por querermos ser livres de tal maneira, sempre acabamos tendo uma reação. se pensamos diferente, se agimos diferente. temos de estar encaixados em todos os sentidos de padrões, sendo isso, exercer a liberdade com consciência.
padrões, padrões...
não podemos fazer o que quisermos, não somos de fato livres. e essa 'liberdade' é tão condicional quando qualquer outro valor social ou moral hoje em dia.
ainda tenho dúvidas sobre não poderem aprisionar nossa alma. é ruim sentir-se assim, pelo menos. ._.

Dunkel disse...

bom eu acho q a liberdade nao existe
eh o utopico lema do anarquismo:

"nenhum homem pode mandar em outro homem"

isso nunk vai poder existir
mesmo que possa eu sou totalmente contra
se minha mae nao podesse mandar em mim eu com certeza fumaria crack, robaria, mataria e mais um monte de merda q nao posso nem imaginar.
se seu chefe nao poder mandar vc fazer alguma coisa (sem aquela de pedi, ou vc faz ou tah na rua nao eh bem um pedido eh?) qual seria o proposito de vc ser contratado para o trabalho?

liberdade eh uma utopia, essa eh minha conclusao
se quiserem desenvolver o assunto e me fazerem mudar de opiniao sou todo ouvidos =B

Marcos Coelho disse...

Eu concordo que não há liberdade fisica, mas ninguem pode controlar seus pensamentos e sua alma, isso foi a conclusão da postagem. E se a tal liberdade existisse implicaria em ter responsabilidade, quer ver como o povo europeu tem mais liberdade/responsabilidade que o povo brasileiro? O metro é você mesmo que paga e retira o ticket, se quiser é só pular a roleta e já era, tem caixinhas com jornal espalhadas pela cidade, você apenas coloca as moedas em uma caixinha e retira o jornal de boa, se fosse no Brasil não ia ter nem o jornal e muito menos a caixinha com moedas, mas bem eu ainda gosto do nosso país...